espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Festa de Santo Antônio de Barbalha vai até 13 de junho | Riobrasil Noticias

Festa de Santo Antônio de Barbalha vai até 13 de junho

Festa de Santo Antônio de Barbalha vai até 13 de junho

02/06/2025 08:20:00 | | Cultura | Fonte: Agência Brasil

Com forte caráter religioso, cultural e turístico, a Festa de Santo Antônio de Barbalha, cidade do Cariri cearense, começa sua edição de número 97 nesta sexta-feira e segue até o dia 13 de junho.

Uma das maiores celebrações religiosas e culturais do Brasil, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, foi reconhecida em 2015, como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O domingo marca o início oficial dos festejos religiosos e culturais.

A alvorada festiva dá início à programação logo nas primeiras horas do dia, às 5 horas da manhã, com a apresentação de orquestras filarmônicas que percorrem as ruas. A partir das 7 horas da manhã, seis bandas cabaçais, com seus pífanos, zabumbas e caixas, ecoam pelas ladeiras de Barbalha.

Às 9 horas da manhã, acontece a Missa da Benção da Bandeira; e logo em seguida,  o cortejo com mais de 70 grupos de tradições populares que desfilam pelas ruas da cidade em direção à Igreja do Rosário.

À frente do Cortejo, a bandeira de Santo Antônio, e a imagem do padroeiro, levada por vaqueiros.  O carregamento do mastro terá início ao meio-dia, saindo do Sítio Roncador; o percurso se estende por toda a tarde e costuma durar várias horas até chegar ao Centro Histórico, onde é erguido com a bandeira de Santo Antônio no topo, em frente à Igreja Matriz.

Também no domingo, no Parque da Cidade, o calendário de shows começa com os cantores Waldonys, Joãozinho de Exu e Elba Ramalho.

As quermesses populares começam no dia 2 de junho e seguem até o dia 12, levando ao público apresentações culturais, culinária típica e shows de artistas regionais. Já os grandes shows nacionais acontecerão no Parque da Cidade

O encerramento será no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, com a Procissão do Santo, que reúne milhares de fiéis pelas ruas da cidade.

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.